Obino

Após 10 anos, inquérito que investigava projeto em São Sepé é arquivado

Mais de uma década depois dos fatos, o inquérito civil número 00899.00004/2009, relativo a investigação do Projeto Novos Caminhos, foi arquivado. O projeto Novos Caminhos, criado quando Júlia Vargas era prefeita, envolvia pessoas da comunidade que participavam de cursos de formação e auxiliavam na limpeza publica das ruas da cidade. O termo de cientificação de arquivamento foi recebido pela ex-prefeita no final de semana passado.

Iniciado em 2002, o trabalho do Novos Caminhos atendeu cerca de 30 famílias, que além das aulas, recebiam uma bolsa de estudos em dinheiro e uma cesta básica durante a participação no projeto. A denúncia de possíveis irregularidades no projeto abrangia desde o vínculo entre Prefeitura e alunos, além das condições das aulas práticas e formas de seleção.

julia vargas

Para a ex-prefeita Júlia Vargas, do PDT, o arquivamento da investigação a tranquiliza. “Esse resultado acaba sendo um alívio para todo o grupo da Prefeitura que se envolveu com o projeto. O Novos Caminhos era um projeto muito importante, pois envolvia as associações de bairro e além de auxiliar na limpeza das ruas, dava instrução e fazia treinamento de pessoas da comunidade, colocando-as em condições de se apresentar no mercado de trabalho. Na época em que foi criado, vivíamos um período de altas taxas de desemprego e muitas pessoas foram beneficiadas com o projeto. As ruas da cidade ficavam sempre limpas e capinadas em função das aulas prática”, lembra.

Conforme termo da Promotoria de Justiça de São Sepé, após instauração do inquérito civil e verificação das provas, o processo foi arquivado por não aportarem indícios de improbidade administrativa.

“Tínhamos certeza desse resultado positivo. O projeto havia sido bem estruturado. Terminar com o projetos tipo o Novos Caminhos sempre é um erro. A comunidade fica satisfeita quando o Poder Público investe em projetos sociais de formação, aliados com geração de renda”, finalizou Júlia.

 

Fonte: Eduardo Vargas

Foto: Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*