Obino

Aos 60 anos, morre o ex-deputado Mendes Ribeiro Filho

Depois de 40 anos de vida pública, inspirada no pai e sedimentada na postura conciliadora como legislador e ministro, o ex-deputado federal Mendes Ribeiro (PMDB-RS), de 60 anos, morreu na madrugada deste domingo em Porto Alegre. Ele estava internado no Hospital São José da Santa Casa de Misericórdia. Ele será velado na Assembleia Legislativa até às 18h. Depois, cremado no Crematório Metropolitano, às 20h, em uma cerimônia reservada da família.

mendes ribeiro

A presidente Dilma Rousseff enviou uma nota à imprensa lamentando a morte de Mendes Ribeiro Filho. Ela escreveu que o político era “um amigo leal e um político sempre pronto para o diálogo e a tolerância”. Leia a nota completa:

“É com imensa tristeza que recebi a notícia da morte do meu amigo, ex-ministro Mendes Ribeiro. Hoje é um dia triste para todos nós que lutamos, como Mendes Ribeiro, pela democracia e por um país mais justo e menos desigual. É com dor que sinto sua partida. Meus sentimentos à dona Fernanda, aos filhos e amigos. Mendes era um amigo leal e um político sempre pronto para o diálogo e a tolerância”.

 


Mendes Ribeiro Filho foi Ministro da Agricultura

Nomeado ministro da Agricultura do governo Dilma Rousseff, em 2011, quatro anos após retirar um tumor do cérebro, afastou-se da função em março do ano passado devido ao ressurgimento do câncer. Em abril deste ano, pediu aposentadoria por invalidez na Câmara, impossibilitado de exercer o mandato.

Mendes ingressou na política em 1974, como militante do MDB. Aos 28 anos, filiado ao PDS, assumiu o primeiro mandato, como vereador da Capital, em 1983. Na carreira, sempre teve como inspiração o pai, Mendes Ribeiro, também político e jornalista, morto em julho de 1999.

“Tenho o meu pai sempre comigo. Em qualquer situação, lembro de uma determinada fala dele para mim, com conselhos”, disse em 2002.

 

Fonte: Zero Hora

Foto: Fernando Gomes

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*