Ambulatório do Hospital Regional começa atendimentos na próxima semana

0
88
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini


 

Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Depois de várias prorrogações, parece que a abertura do Hospital Regional de Santa Maria finalmente vai se concretizar. O ambulatório de doenças crônicas do Hospital Regional de Santa Maria já tem data de inauguração. Na próxima sexta-feira, uma solenidade deve marcar a abertura oficial do ambulatório, às 10h.

A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) que afirmou que os primeiros atendimentos iniciam na próxima segunda-feira.

Nas últimas semanas, o Instituto de Cardiologia de Porto Alegre recebeu currículos e selecionou profissionais que vão atuar no ambulatório.

 

O complexo

No dia 11 de junho, foi assinado o convênio entre o Estado e o Instituto de Cardiologia para início das atividades do Hospital Regional. Até bater o martelo, foram quase cinco meses de tratativas entre as partes até que o documento fosse, enfim, pactuado. Esse é primeiro ambulatório, de um total de três, que estarão em funcionamento.

Nele, serão oferecidos os serviços de atendimento a pacientes crônicos e que tenham encaminhamento por meio das unidades de saúde pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), que cobre 32 municípios com uma população total de 500 mil pessoas. Depois de aberto o primeiro ambulatório, a segunda unidade deve iniciar as operações entre 60 e 90 dias.

Nessa unidade, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) contarão com os serviços médico e de fisioterapia para quem precisa de reabilitação para tratamento de sequelas. Por fim, o terceiro ambulatório, que deve estar em funcionamento no prazo de até um ano, será referência em cuidados prolongados. Ou seja, para viabilizar a recuperação clínica e funcional de pacientes afetados por sequelas ou traumas.

Após executado esse cronograma de um ano, previsto para ser concluído até julho de 2019, projeta-se que será possível viabilizar as primeiras internações mais complexas. O Hospital Regional de Santa Maria terá atendimento 100% SUS e contará com 253 leitos.

 

 

Fonte: Diário de Santa Maria