Obino

Alunos do Jovem Aprendiz Rural foram “vereadores por um dia”


 

A Câmara reservou a tarde de terça-feira, 20, para um momento especial no plenário Gaspar Martins, quando onze alunos do curso Jovem Aprendiz Rural do Senar/RS em parceria com o Sindicato Rural de São Sepé, participaram de uma sessão plenária do estudante a convite dos próprios vereadores.

A experiência serviu para os alunos conhecerem como é o funcionamento da Câmara além do trabalho que é feito durante as sessões ordinárias. Ao lado de cada vereador, os alunos apresentaram uma pauta com pedidos de providências que foram debatidos entre eles e ocuparam o espaço regimental do grande expediente com discursos em defesa das demandas, considerada por eles, importantes para o município.

No início da sessão, a tribuna livre foi ocupada pelo presidente do Sindicato Rural, José Aurélio Silveira, que falou sobre o curso que é desenvolvido em São Sepé e que já formou mais de 250 jovens aprendizes com formação e capacitação para o agronegócio.

Silveira também falou sobre a sessão com os alunos do curso, destacando a oportunidade que eles tiveram de aprimorar seus conhecimentos e aprendizados. “Temos que fazer o diferencial, investir nos jovens, proporcionar a eles momentos como estes”, afirmou ele.

 

Pedidos em prol de uma comunidade melhor

A pauta da sessão ordinária foi toda elaborada pelos próprios alunos. Entre os pedidos, os estudantes cobraram maior atenção dos poderes públicos municipais no Bairro Zenari, especialmente no tratamento de esgoto e na recuperação das ruas. A vereadora estudante Letícia Soares foi quem apresentou a proposição.

“Sou moradora da localidade e sei dos problemas que enfrentamos, por isso meu pedido é este”, disse ela. No mesmo sentido, a vereadora estudante Maria Eduarda Rangel solicitou a criação de uma estação de tratamento de esgoto.

Os animais de rua também ganharam atenção nos pedidos. A vereadora estudante Antonielle Almansa cobrou maior fiscalização no descumprimento das leis municipais, especialmente quanto aos animais abandonados. Já Bruna Copês solicitou a realização de trabalho preventivo no controle de zoonoses no centro da cidade.

Os demais pedidos aprovados foram: a solução para a falta de medicamentos no município, feito pela vereadora estudante Aline Brum; a manutenção das estradas rurais, pedido da vereadora estudante Darleni Ferreira; a criação de mecanismos para a geração de emprego em São Sepé, feito pelo vereador estudante Samuel Oliveira; a construção de um abrigo no acesso ao Polo do Sindicato Rural, feito pela vereadora estudante Gabriela Pieniz e a criação e implementação do “Projeto Educa com Amor”, feito pela vereadora estudante Tauane Gonçalves.

Todos os pedidos foram encaminhados a prefeitura e secretarias responsáveis.

 

 

Fonte: Câmara de São Sepé

 

 

Comments are closed.