Alunos da Escola Padre Théo participam de ação ambiental no Rio São Sepé

0
373


 

Na semana Interamericana da Água, alunos da escola Municipal Padre Theo, localizada no Bairro Tatsch, acompanhados pelas professoras Elisares Schirmann Ineu e Andreia Luiz, realizaram uma ação, através da plantação de mudas de árvores nativas no Rio São Sepé.

Os alunos receberam das professoras, orientação sobre a importância deste plantio para a permanência da vida do rio, assim como as espécies de flora e fauna.

São as árvores que aumentam a umidade do ar, evitam erosões ao longo dos rios, realizam a fotossíntese resultando na produção de oxigênio essencial para os seres vivos, fornecem sombra e conseguem reduzir a temperatura, reduzem a poluição do ar, servem como abrigo para espécies de animais. As árvores plantadas na margem do rio também ajudam a alimentar os peixes, porque dali saem insetos, frutas e folhas.

As árvores copadas protegem o solo dos impactos da chuva, depositam restos culturais (folhas, galhos, frutos e sementes) em sua superfície, protegendo-o, portanto, dos impactos da chuva. Além disso, reciclam nutrientes e, com isso, recuperam solos degradados.

“Na ação no rio São Sepé, nos deparamos com uma grande quantidade de lixo espalhado em suas margens”, destaca a professora Elisares.

Uma recente pesquisa realizada pela revista Environmental Science and Technology, mostra que cerca de 40 a 52 mil pedaços de microplásticos podem estar na nossa dieta ou ingeridos através da água causando danos à nossa saúde. “Além de produtos plásticos, observamos lixo eletrônico, metais, cobertores que irão parar dentro do rio contaminando a água e causando a morte de animais. O lixo provoca sérios desequilíbrios ambientais além de contaminar a água utilizada no consumo humano, tornando-a inapropriada e causando doenças”, comenta a professora.

A ação realizada reforça a importância do trabalho de preservação do meio ambiente que, ao longo de vários anos, já vem sendo desenvolvido na Escola Padre Théo, levando os estudantes a reflexões sobre o ambiente em que vivem e também sobre mudanças de posturas ao longo de toda a vida.