Aluno autista de São Sepé autografa obra na Feira do Livro de Porto Alegre

0
206
Foto: divulgação


 

Foto: divulgação

 

Uma história de superação sempre merece aplausos. O aluno de São Sepé, Bernardo Gomes Copês, de 10 anos, autografou uma obra durante a Feira do Livro de Porto Alegre na última sexta-feira, 8. Ele é aluno do Instituto Estadual de Educação Tiaraju.

Bernardo, que tem autismo, participou da 27ª edição do livro Crianças e Jovens do Rio Grande: Escrevendo Histórias que foi lançado na Praça de Eventos da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) na última semana.

Em entrevista ao programa Espaço Livre da Rádio Cotrisel, o diretor do Instituto Tiaraju, João Vicente Severo Corrêa, a coordenadora pedagógica da escola, Simone Londero, e a professora Suzana Penteado, contaram como surgiu a iniciativa. Segundo eles, no início do ano todas as escolas da rede estadual de ensino do RS recebem um regulamento para participarem do projeto, desde a educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental. A partir das histórias produzidas pelos alunos é produzido um livro.

Na educação infantil e primeiro ano é produzido um desenho. Do segundo ano em diante os estudantes podem produzir histórias em texto junto com desenho.

Foto: divulgação

O aluno Bernardo, que é estudante do 4º ano do Instituto Tiaraju, produziu um texto e desenho. A história, que foi enviada no final do mês de maio, foi contemplada com a publicação no livro da Seduc. Todas as escolas da rede estadual receberão o livro que conserva a originalidade, autenticidade e criatividade do aluno.

“O Bernardo é um aluno que me surpreende a cada dia. Ele é extremamente inteligente, tem uma habilidade muito grande com leitura e escrita, então ele cria muitas histórias. A motivação dele com este texto foi através de uma Hora do Conto, um teatro, que os alunos do Instituto Tiaraju fizeram durante a Semana do Município, contando a história do Índio Sepé. E o Bernardo assistiu e em sala de aula ele quis, por conta própria, escrever o texto dele. Logo após eu li e percebi que era um texto muito bom”, explica a professora Suzana. Além disso, os alunos dramatizaram a história dentro de uma apresentação na própria escola, com base no trabalho de Bernardo.

A história que Bernardo tem como título “Floresta do Bem”.“Numa floresta do bem, o Tupã estava lá protegendo os animais. Tupã era poderoso, ele acertou nos soldados malvados, que queriam pegar os animais. A Índia Pulquéria teve um bebê lindo que também ajudou a proteger a floresta do bem. Fim”.

 

Livro Crianças e Jovens do Rio Grande: Escrevendo Histórias

Conforme a Seduc, na parte da manhã, na Seduc, os 96 estudantes selecionados para participar da obra foram recebidos com festa e ganharam um diploma de participação. Logo após, na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, na área central da Capital, foi a vez de eles distribuírem autógrafos.

O secretário estadual de Educação, Faisal Karam, destacou a importância do evento que tem a proposta de incentivar a leitura e o exercício da produção textual. “Este é um momento de grande oportunidade que dá autoafirmação aos nossos estudantes. A partir do momento que eles escrevem os seus sentimentos e publicam isso num livro, estão potencializando seus talentos, conhecimentos e habilidades”, afirma.

De São Sepé participaram da sessão de autógrafos o aluno Bernardo, os pais dele, Carlos e Franciele Copês, a irmã Brenda, a avó e uma tia, e a professora Suzana Penteado.

Foto: divulgação
Foto: Diego da Costa/Seduc
Foto: divulgação