Alunas de Vila Nova do Sul são contempladas com o Bolsa Juventude Rural

0
53
Foto: divulgação


 

Foto: divulgação

Na manhã de segunda-feira, 25, as alunas Hingrid Oliveira e Raquel Lopes, da Escola Estadual Eduardo Lopes da Rosa, de Vila Nova do Sul, assinaram contrato com o Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), para o Programa Bolsa Juventude Rural.

Na ocasião estavam presentes o coordenador de Programas da SDR, Hermes Taschetto, vice-diretor da Escola, Prof. Alberto Bamberg, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Diovane Rocha, extensionistas do escritório municipal da Emater/RS Alexandre Altmann e Cristiane Aires, alunas e suas responsáveis legais.

A Bolsa Juventude Rural é destinada a estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais ou de instituições sem fins lucrativos em regime de pedagogia da alternância, tendo como objetivo estimular a permanência dos jovens no meio rural e a implantação de projetos produtivos nas propriedades rurais, os quais serão colocados em prática pelos jovens juntamente com seus pais.

Os projetos produtivos serão elaborados e acompanhados pelos técnicos da Emater/RS, os quais passarão a assistir as famílias das jovens, dando suporte e orientações para uma boa aplicação do recurso que será recebido pelas estudantes.

Para concorrer ao Bolsa Juventude Rural, os estudantes devem se enquadrar em requisitos como ter entre 15 e 29 anos, morar no meio rural, ter Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) ativa e baixa renda bruta familiar. Os candidatos são classificados por três critérios: jovens em regime de internato, jovens que residem na maior distância entre a escola e residência e o menor valor da DAP.

 

 

Fonte: Emater