Ala covid do Hospital Santo Antônio está lotada em São Sepé

0
96
Foto: arquivo/Bruno Garcia/O Sepeense


 

A exemplo da região, a situação do coronavírus preocupa os profissionais que atuam na linha de frente em São Sepé. Nesta semana, a procura de pacientes que apresentaram síndrome respiratória aumentou de forma significativa e a ala Covid do Hospital Santo Antônio está lotada.

Em entrevista à Rádio Cotrisel na manhã deste sábado, 20, o presidente do Hospital Santo Antônio, Dr. Dwanny Fonseca, comentou sobre a situação e o considerável aumento dos casos no município.

Atualmente a instituição de saúde conta com 10 leitos clínicos para tratamento de pacientes com covid-19 e todos estão ocupados. Além de São Sepé, o Hospital Santo Antônio atende pacientes que chegam de Formigueiro e Vila Nova do Sul, pois é referência para os dois municípios.

Dwanny explica que durante o feriado de Carnaval houve no hospital uma procura significativa de pessoas com suspeita de covid-19. O presidente da instituição comentou que os profissionais chegaram a se preocupar com a possibilidade do hospital local entrar em colapso. Diante desta situação, o local passou por uma adequação.

“Como nosso hospital é de médio porte, a gente conseguiu dividir em dois andares. Lá em cima sendo pacientes clínicos que não têm suspeita ou que há diagnóstico negativo de covid e aqui em baixo a gente tem o pessoal que é suspeito para covid e o pessoal que está confirmado”, explica.

Durante a semana, os profissionais do Hospital Santo Antônio não estavam dando conta de realizar triagem com um grande número de casos suspeitos. Por isso, a direção do hospital solicitou ajuda à Secretaria Municipal de Saúde, que prontamente atendeu à reivindicação e destinou profissionais para auxiliarem na triagem.

Uma tenda foi montada em frente à instituição e funcionará de segunda a sexta-feira em horário comercial. O objetivo é desafogar a entrada do hospital que já recebe outras demandas da área de saúde. A tenda funciona junto à antiga entrada do hospital e orientará, ao longo da semana, os pacientes que chegarem. Dependendo da situação, os pacientes serão encaminhados às suas respectivas unidades de saúde, mas caso seja necessário um atendimento mais especializado e o paciente esteja com alguma situação clínica que esteja comprometendo sua saúde, o hospital atenderá este tipo de demanda.

“Nos organizamos para atender o melhor possível a comunidade, só que todos nós estamos vendo no noticiário que está bem complicada a situação no Rio Grande do Sul”, comenta.

Até a manhã deste sábado, 20, nenhum paciente internado em São Sepé necessitou de transferência para atendimento em leito de UTI em outra cidade.

O presidente do Hospital Santo Antônio reforçou que a população obedeça aos protocolos como uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomeração.