Agricultores familiares vão receber microaçudes para irrigação


 

 

Um convênio firmado entre Prefeitura de São Sepé, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e Emater/RS Ascar está levando investimentos significativos a pequenas propriedades rurais do município. Trata-se da construção de 10 microaçudes que devem garantir a irrigação de hortas, pomares, lavouras, pastagens, atividade de piscicultura e água para os animais, amenizando os efeitos econômicos dos períodos de seca.

O recurso para a implantação dos reservatórios é oriundo do Programa Estadual de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural. A escolha dos contemplados foi feita a partir da indicação das associações de produtores rurais e posterior apreciação por parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, que elegeu os agricultores familiares mais atingidos pela estiagem do último verão.

O trabalho no interior de São Sepé iniciou esta semana com o acompanhamento do escritório local da Emater/RS Ascar, responsável pela elaboração dos projetos. A instituição também vai oferecer as orientações sobre os usos dos microaçudes e fazer o controle das horas/máquina durante o andamento das obras. Já a prefeitura tem o compromisso de fiscalizar e emitir os laudos que vão demonstrar que a execução está em conformidade com os projetos apresentados.

Ao total, o Programa Estadual de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural dispõe de R$6 milhões para a construção de 1020 açudes em todo o Estado.

 

 

 

Comments are closed.