AES SUL tem 29 clientes que geram a própria energia

0
64

placa solar aes sul

Uma alternativa que permite gerar a própria energia já está implantada em 29 clientes da AES Sul, a maioria residências. São clientes que investiram na instalação de placas de energia solar, as quais geram a energia usada no consumo local e o excedente é disponibilizado na rede da AES Sul. Esse excedente se transforma em desconto na conta de energia elétrica.

Os 29 clientes que usam energia solar são duas universidades, um órgão público, quatro empresas e 22 residências. A maioria (13) é de Santa Cruz do Sul. Os demais são de Arroio do Meio, Canoas, Lajeado, Novo Hamburgo, Santana do Livramento, São Borja, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires. Outros 10 projetos de Canoas, Santa Cruz, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires estão em análise na AES Sul.

 


Como funciona o projeto?

O Programa de Geração Distribuída, regulamentado pelo governo federal no final de 2012, autoriza clientes das distribuidoras de energia elétrica a instalarem placas solares para gerar a própria energia. O interessado envia o projeto para aprovação pela AES Sul e, depois de aprovado, pode fazer a instalação, que é por sua conta.

Ao final da instalação, a AES Sul conecta as placas à rede de distribuição de energia. Essa conexão é necessária para que a energia excedente gerada através das placas solares seja utilizada no sistema de distribuição. Em troca, o cliente recebe créditos na conta de energia elétrica. Além disso, caso ocorra um período de baixa intensidade solar, passa a ser usada a energia que vem pela rede da AES Sul.

Os interessados devem procurar a AES Sul, através de seus canais de comunicação com o cliente. A Central de Atendimento, pelo telefone 0800 707 7272, ou as Lojas de Atendimento (todos os endereços no site www.aessul.com.br).

 

Foto: Divulgação