A ARTE CURA – Francisco Melgareco

0
184


 

Tempo de leitura: 4 minutos

 

 

Um menino andava pela praça central da cidade com um violão nas costas. Me vi nele, pois me fez voltar no tempo. Um tempo em que isso era algo mais frequente e corriqueiro. Penso que a música mudou a minha vida e sem ela eu não teria me tornado uma pessoa melhor. De todas as formas de arte que admiro, a música sempre foi minha ligação mais forte, e nosso encontro foi inevitável.

O poder de transformação da arte e da cultura sobre as pessoas não pode ser medido, mas certamente tem um valor absolutamente fantástico. A arte, em todas as suas formas, é a expressão da alma. Onde o indivíduo mostra ao mundo parte do seu interior, onde o sentimento se comunica com as sensações.

O verdadeiro artista realiza sua arte não por fama, faz porque necessita. Faz porque precisa transbordar sua inquietude. O seu coração pede, ele precisa drenar sentimentos e encontra na arte o caminho. Ele realiza porque é seu propósito, faz por si e muitas vezes, para si. Aliás, a verdadeira arte, na maioria das vezes, está longe dos grandes holofotes. O artista verdadeiro sabe que isso não é o que realmente importa.

A arte é o mais próximo de imortalidade que nós seres humanos conseguimos inventar. É viver para sempre através de um legado. Se minha arte te transformou, eu viverei em ti, de alguma forma, pois tu também irás inspirar alguém, e esse ciclo pode ser eterno. Uma obra pode resistir ao tempo, atravessar gerações, tocar aqueles que nunca conheceremos.

Além de todo lado poético, temos também o ponto de vista científico. O quanto atividades como a música, por exemplo, podem ajudar no processo de aprendizado, memorização, socialização e desenvolvimento pessoal. O quanto a arte pode trazer equilíbrio físico e mental, desenvolver a comunicação e melhorar a autoestima.

Atividades artísticas de modo geral, podem fazermos alcançar o chamado “estado de flow”, condição em que o seu corpo e a sua mente fluem em perfeita harmonia. Quando fazemos algo que prende nosso foco total, que traz prazer e energia, quando aquilo que realizamos faz com que não percebamos as horas passarem.

Estudos mostram que o “estado de flow” pode ser considerado um dos principais fatores para o alcance da felicidade pessoal no dia a dia, para a superação da ansiedade, assim como pode amenizar sintomas da depressão. Atividades que trazem imersão podem ser aliadas do nosso bem-estar e de uma vida mais produtiva.

Por tudo isso que a arte sempre foi e sempre será fundamental para o ser humano. Um pintor não apenas coloca tinha no quadro branco, ali tem parte do seu coração, seus medos, angústias e, é claro, amor. É sua alma nua, algo para ser sentido. É a superfície de um trabalho que não foi visto, de algo que só foi sentido por ele, e transformado em arte.

Aplauda com carinho cada artista desse mundo. Seja ele famoso ou desconhecido, profissional ou amador. E se você é um deles, não importa se você escreve, dança ou atua, se pinta ou faz esculturas. Se sua arte é moderna, contemporânea ou digital. Não importa qual é a sua arte, traga à tona. Que tuas cores e tua alma possam trazer vida ao dia de alguém. A arte transforma, a arte cura.

 

Francisco Melgareco