




Reportagem: Bruno Garcia
Muitas vezes o que você joga no lixo pode não ser útil, mas para outra pessoa um simples objeto que é descartado como sucata pode ser transformado em verdadeiras obras de arte. É o que faz o artista e serralheiro Anderson Neves, o “Chiquinho”, proprietário da empresa Art Fer, localizada no Bairro Kurtz.
Chiquinho conta que há 24 anos está na profissão e nas horas vagas produz lindos trabalhos no que ele considera como “lazer e distração”. Ele disse que trabalhava em uma empresa de São Sepé, mas saiu do emprego e abriu o próprio negócio. Com isso teve oportunidade de desenvolver peças exclusivas que têm chamado a atenção de muita gente.
Recentemente o artista colocou os trabalhos em exposição na Casa da Cultura, durante a Semana da Cultura de São Sepé. Ele também produziu uma réplica de um galpão crioulo, que serviu de abrigo para a Chama Crioula durante as comemorações da Semana Farroupilha.
“Tem que ter muita paciência e vontade. Os ferros que o pessoal coloca no lixo, na rua, tudo se aproveita. É preciso muita força de vontade para pegar o que está no papel e transformar”, conta. Em alguns casos ele é desafiado a desenvolver alguma peça e com dedicação e criatividade consegue transformar o “lixo em luxo”.
A maioria das ideias partem do próprio Chiquinho e a matéria-prima utilizada nos trabalhos é sempre a mesma: o ferro. O artista já transformou a guarda de uma cama em um banco, construiu uma horta só com materiais encontrados no lixo, a réplica de uma porteira e até um mini poço com árvore, banco, balanço e bicicleta. Atualmente o artista trabalhou na elaboração de um troféu para o Campeonato Municipal de Futsal, em homenagem a Mateus Soares (Tika 10). O artista também fez um letreiro a partir de uma imagem impressa em um cartão de visita.
Para conhecer um pouco mais do trabalho do artista, acesse a página dele no Facebook clicando aqui.
