




Teve início em São Sepé uma obra de restauração dos cerca de 20 vitrais que compõem a arquitetura da Igreja Matriz Nossa Senhora das Mercês. As estruturas, que são produzidas com liga de chumbo, estanho e vidro colorido, estão entre as raridades encontradas em igrejas do Rio Grande do Sul, segundo a equipe que restaura as peças.
De acordo com o Padre Gerson Gonçalves, cada vitral custará à igreja cerca de R$ 1.500,00. As primeiras cinco peças já foram recuperadas por uma empresa de Canoas. O pároco explicou que os vitrais são levados para a cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. Lá as peças são desmontadas e em alguns casos os vidros são pintados novamente.
Em razão do alto custo em restaurar cada vitral da igreja, a paróquia local optou por recuperar aos poucos, mas a intenção é concluir os reparos em todas as peças que estão localizadas na igreja. Alguns vitrais estão quebrados e outros deteriorados com a ação do tempo.
Os vitrais, que levam cerca de três meses para ficarem prontos, estampam passagens da bíblia. A peça principal, que fica sobre a entrada da igreja, tem uma imagem que mostra a fundação de São Sepé com a Praça das Mercês e a Igreja Matriz desenhada ao fundo.
Na época em que foram colocadas pela primeira vez na igreja, a maioria das peças foi adquirida com recursos de famílias, lideranças e da própria comunidade sepeense. Em um dos vitrais está escrita a seguinte frase: “Of. do Povo de S. Sepé em homenagem das Irmãs de N. Senhora”. Em outra peça é possível encontrar a frase “Of. do Pároco P. Otávio Ferrari em honra de S. José”.
