Há 100 anos São Sepé tratava da construção de linha telefônica

0
56

guilherme PPCI ok


O jornal Correio do Povo publica na página 15 da edição desta quarta-feira, 13, no espaço “há um século” uma informação de que São Sepé iniciava as tratativas para a instalação de linha telefônica ligando o município de Santa Maria. A informação publicada no periódico mostra ainda uma foto de parte da Praça das Mercês, quando as ruas ainda eram de terra.

Conforme o jornal, em 13 de janeiro de 1916, “entre o coronel Jeronymo Gomes, intendente de Santa Maria, e o dr. Manoel Duarte, intendente de São Sepé, ficou assentado dar-se início, brevemente, á construcção da projectada linha telephonica ligando essas duas localidades” (grafia da época).

A notícia ainda citava que a linha de telefone passaria pelo Passo do Verde, no Rio Vacacaí, sendo instalado o centro de comunicações. A rede seria estendida para as sedes do 5º distrito de Santa Maria e 3º distrito de São Sepé, lugar denominado Formigueiro (quando Formigueiro ainda pertencia a São Sepé).

“A pedido dos dois intendentes, o governo do Estado prestará auxilio a esse empreendimento, mandando fornecer  arame necessario para a linha. Alguns fazendeiros de S. Sepé já se offereceram a franquear as suas mattas para retirar as madeiras destinadas aos postes” (grafia da época), conclui a notícia de 1916 do Correio do Povo.

 

 

Guilherme Motta