81 soldados formados vão reforçar a segurança na região

0
75
Fotos: Gabriel Haesbaert/Diário


 

Fotos: Gabriel Haesbaert/Diário

Depois de passar 9 meses no Curso Superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar, agora, a missão dos 81 novos policiais é dar apoio na segurança do Estado.

Nesta sexta-feira, 2, ocorreu mais uma formatura de soldados que farão parte do efetivo da Brigada Militar. A cerimônia foi realizada no Clube Recreativo Dores, na presença do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), de familiares e autoridades dos formandos.

O grupo faz parte dos cerca de 2 mil policias militares vão reforçar o órgão no 2º semestre de 2019. A meta do governo do Estado é garantir que nenhum município gaúcho tenha menos do que cinco profissionais em todos os 497 municípios, além do policiamento 24 horas em todas as estradas estaduais cobertas pelo Comando Rodoviário.

O foco também são as 18 cidades gaúchas que, de acordo com levantamento do Programa RS Seguro, concentram os maiores índices de criminalidade, Santa Maria está nesta lista. Por estratégia, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), não divulgou as cidades da Região em que os soldados oficialmente graduados, entre 20 mulheres e 61 homens, serão encaminhados.

Na cerimônia, o Paraninfo da turma destacou a importância dos novos integrantes e salientou a redução da criminalidade:

“Terminamos o primeiro semestre com menos de mil homicídios (foram 962, conforme a Secretaria da Segurança Pública). Esse número é muito positivo. Se compararmos com 2017, por exemplo, chegou a ter quase 1,7 mil (1.610). Não estou aqui dizendo que está tudo bem, ainda temos que avançar muito, é por isso que nós estamos incorporando quase 2 mil novos policiais no RS para garantirmos segurança para a população”, disse Leite.

Foram 1.675 horas-aula no total, englobando conhecimentos específicos da atividade policial militar e disciplinas como direito penal, direito processual penal militar e sociologia da violência. Decisão que Dienifer, 26 anos fez. Ela seguirá os passos do marido, Daniel Hartwig, de 32 anos que é soldado e está na corporação há 10 anos. Ela não conteve as lágrimas ao receber a boina do marido e da filha Daniela de 1 ano e 9 meses que assim como eles também vestia a farda do efetivo.

“Não foi fácil deixar a família no início, mas a gente superou. Agora, é importante o apoio da família nesse momento. Hoje a gente percebe como é diferente quando somos da Brigada Militar e quando somos civil, quando a gente está dentro da corporação a gente vê a realidade”, comentou Dienifer, emocionada.

As formaturas dos alunos-soldados começaram no dia 26 de julho e continuarão até 10 e agosto. A primeira foi realizada em Porto Alegre, com a formação de 514 novos policiais militares.

 

 

Fonte: Diário de Santa Maria