São Sepé pode voltar a ter efetivo completo da Brigada Militar e Polícia Civil em seis meses

0
83

11185645_827982007296164_1507222672_n

Após dezenas de ofícios e reuniões junto a órgãos da esfera estadual de segurança pública autoridades da Prefeitura Municipal de São Sepé recorreram nesta sexta-feira, 24, a Promotoria de Justiça sediada no município. E foi durante o encontro com o promotor substituto, Sandro Marones, que o prefeito da cidade, Leocarlos Girardello, juntamente do Procurador Geral do Município, Cláudio Adão Amaral de Souza, foi informado de que a busca pelo aumento de efetivo das polícias – e consequentemente do aumento da segurança – deu recentemente um importante passo pelas vias judiciais.

Segundo Marones, uma ação pública ingressa em 2009 pelo Ministério Público de São Sepé teve sentença divulgada em março deste ano condenando o Estado a dotar o batalhão da Brigada Militar da cidade com 33 militares em efetivo exercício. A medida também condiciona a destinação de 15 policiais civis em São Sepé e tem prazo de seis meses para ser cumprida. Mesmo ainda com a possibilidade de recurso, a medida colocaria ao Estado na obrigação de compor os quadros tanto da BM como da Polícia Civil.

O Procurador do Executivo destacou que formalizará na próxima segunda-feira, 27, representação junto ao MP para que o órgão promova reunião com a Secretaria de Segurança do Estado no intuito de acordar ao menos parcialmente o cumprimento da sentença antes de qualquer recurso ser interposto pelo Estado. “Queremos encontrar uma maneira rápida do Estado atender nossa reivindicação. Por isso vamos propor um encontro junto a Secretaria de Segurança do RS o mais breve possível”, comentou Amaral.

Já o prefeito do município, Léo Girardello, enfatizou a luta que o Executivo vem enfrentando junto às esferas estaduais. “Sabemos que tanto a União quanto o Estado também estão passando por um período de recessão. Mas precisamos aumentar nossa segurança pública e isso é um dever do Estado. Paralelo a isso seguimos nas análises para a implantação do videomonitoramento, mas um efetivo condizente com nossa realidade é de extrema importância para a segurança da população”, frisou Girardello.

 

 

 

Fonte: A.I. Prefeitura Municipal de São Sepé / Foto: arquivo Osepeense.com