São Sepé recebe projeto de Planificação da atenção primária à saúde

0
64

guilherme PPCI ok


_MG_9605-2

O município de São Sepé é uma das seis cidades da região de abrangência da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde a receber um projeto que visa a planificação da atenção primária à saúde. A ação é inédita no Rio Grande do Sul e quer reestruturar os atendimentos e agenciamentos dentro dos pontos.

Desde a última terça-feira, 10, os funcionários das unidades de saúde do município, além de representantes de todas as áreas da Secretaria de Saúde, participam do treinamento que acontece no Pólo de Educação Sepé Tiaraju. No total, 12 municípios da região (dos atuais 32 da 4ªCRS) estão sendo capacitados.

_MG_9616-2

De acordo com a membro do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Sônia Souza – que está em São Sepé – a medida é de extrema importância porque trata da eficácia da resolução dos problemas já no primeiro atendimento ao cidadão. “É preciso entender que o serviço precisa ser eficiente desde o primeiro contato. Se bem gerido, tanto a solução para o caso como futuros encaminhamentos do paciente serão mais fáceis e articulados entre os setores”, enfatizou.

Da mesma opinião partilha o secretário de Saúde de São Sepé, Marcelo Ellwanger, que destacou o projeto como uma ferramenta para facilitar decisões. “Temos dificuldades na informação entre as unidades e iniciativas como esta fazem com que as equipes consigam trabalhar de forma mais integrada, algo que traz benefícios tanto para os profissionais como para o próprio cidadão que está solicitando um serviço”, frisou.

Já o Coordenador Estadual da Atenção Básica, Thiago Frank, destacou que pesquisas mostraram que a melhoria na base do atendimento deve resultar em economia dentro do sistema de saúde, além de melhorar a satisfação das pessoas atendidas. “Embora o estado ainda necessite ampliar a cobertura de Saúde da Família, qualificar as equipes já existentes é um processo essencial, que precisa ocorrer paralelamente”, lembrou.

Frank explicou como funciona o processo. “São oficinas com 11 temáticas muito importantes para a Atenção Básica, que no RS serão realizadas em seis encontros de dois dias de duração junto a todos os profissionais da atenção básica dos municípios”. O Coordenador ainda mencionou uma segunda intervenção no processo, chamada “QualificaAPS, uma parceria entre o Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Sul com a Secretaria Estadual de Saúde do estado.

Os profissionais da 4º CRS, Glauber Oliveira (cirurgião dentista) e Márcia Arenhart (nutricionista) estão acompanhando os treinamentos na região. Atuantes na área, também julgam importante a qualificação do trabalho nos primeiros atendimentos. “Readequar o trabalho para formar uma base sólida que se refletirá em uma melhora nos demais serviços é o ponto de partida de um serviço de qualidade”, disse Oliveira.

A representante do CONASS ainda revela que a partir de experiências em outras cidades do Brasil o projeto tem dado boas respostas. “Quando os profissionais e os usuários começam a perceber a mudança no dia a dia eles veem  o quanto foi bom parar alguns instantes e readequar as ações”, revelou Sônia Souza.

_MG_9609-2

 

 

Fonte: A.I. Prefeitura de São Sepé

 

Scherer imóveis igor