Santa Maria confirma primeiro caso de zika contraído no RS

0
37

ppci - resfria - popular


 

A secretaria estadual de Saúde anunciou na sexta-feira, 18, que o Rio Grande do Sul tem dois casos de zika virus contraídos no estado. Ao todo, cinco casos estão confirmados. É a primeira vez que há a confirmação de que o vírus circula na região, já que um dos pacientes contraiu a doença em Santa Maria e outro em Frederico Westphalen, na região Norte.

Na região central, uma jovem de 18 anos começou a sentir os sintomas da doença ainda em fevereiro, após a visita do avô, que viajou ao Mato Grosso e foi diagnosticado com zika em Santo Ângelo. Já o segundo caso, no Norte, a mulher não saiu do Estado, e está grávida de três meses. Ela sentiu os primeiros sintomas no início de março.

Os outros três casos importados foram confirmados em Porto Alegre, Santo Ângelo — um caminhoneiro, que viajou para o Mato Grosso, e é avô da jovem de 18 anos que também teve a doença — e Teutônia.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo, a pasta vai intensificar o combate ao Aedes agypti, principalmente, nas cidades de Santa Maria, Frederico Westphalen  — onde foram confirmados os casos autóctones — e Santo Ângelo. As forças armadas também serão convocadas para auxiliar nas vistas às casas e nas ações de eliminação do mosquito.

—  Atualmente, esses são os lugares que nos preocupam mais. Principalmente, porque os familiares dessas pessoas também podem ter contraído a doença — afirma.

Até o dia 12 de março, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS), havia registrado 2.191 casos suspeitos de dengue, dos quais 202 foram confirmados. Dentre os confirmados, 96 são casos importados e 106 são autóctones.

 

 

Guilherme Motta