Saiba como fazer a decoração natalina com segurança e sem riscos de acidentes

natal

A AES Sul alerta a comunidade para ter muita atenção e cuidado ao instalar decorações natalinas. Muitas delas funcionam com o uso da energia elétrica, proporcionando conforto, beleza e comodidade. Mas a eletricidade, quando mal utilizada, pode provocar curtos-circuitos e acidentes como choques, queimaduras, incêndios e até fatalidades.

 

Confira abaixo algumas recomendações de segurança feitas pela AES Sul que devem ser postas em prática na montagem das decorações de fim de ano, seja em casa ou no trabalho:

– O pisca-pisca só deve ser ligado na tomada depois que estiver montado. Cuidado no manuseio, pois os fios são muito finos e se rompem facilmente.

– Não toque nos enfeites elétricos com as mãos ou pés molhados, nem em lugares úmidos. Com água, o risco de choque é muito maior.

– Se necessário trocar lâmpadas, arrumar fios ou mudar o enfeite de lugar desligue-o da tomada.

– As emendas e conexões devem ser feitas com fita isolante de boa qualidade – jamais utilize durex, fita crepe ou esparadrapo. NUNCA improvise.

– Jamais utilize os postes da rede elétrica para ornamentação.

– Mantenha os arranjos longe do alcance de crianças, animais e de áreas com circulação de pessoas. CUIDADO para que a fiação não fique espalhada pelo chão.

– Somente um aparelho elétrico deve ser ligado em cada tomada para evitar sobrecarga.

– Confirme se a tensão das lâmpadas é compatível com a tensão da rede.

– Compre somente material de boa qualidade.

– Ao instalar equipamentos em locais altos, fique atento para evitar quedas. Use uma escada para fazer o serviço com segurança.

– Na dúvida, SEMPRE contrate um profissional habilitado. Assim você evita acidentes e prejuízos materiais e garante um Natal feliz em família.

– Para qualquer dúvida ou necessidade com energia elétrica, chame a AES Sul pela Central de Relacionamento – 0800 707 7272.

 

Com informações, Assessoria de Imprensa AES Sul

Foto: Divulgação / GBARBOSA