Obino

Presidente da Câmara de São Sepé quer fortalecer trabalho de associações


 

Buscando alternativas para o desenvolvimento no meio urbano de São Sepé, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Nunes, reuniu-se com o coordenador das Associações de Produtores Rurais e presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural, Jorge Piterini, na manhã de quarta-feira, 9.

O objetivo do encontro foi de buscar conhecimentos e detalhes sobre o trabalho das Associações de Produtores Rurais e das políticas desenvolvidas pelo grupo, onde a função principal é a organização e coordenação dos trabalhos agrícolas, com o foco de aumentar a produção dos pequenos produtores rurais.

Paulo Nunes deseja formar coordenadorias das associações de moradores na área urbana para desenvolver e fortalecer ainda mais a participação popular e ajudar no desenvolvimento do município com organização e planejamento.

Segundo ele, o objetivo é de debater programas e atividades dos bairros com associações formadas e formalizar os que ainda não tem. “Nossa finalidade é de buscar conhecimento das atividades, e achar alternativas dentro da nossa capacidade de atuação, entregando melhores serviços de uma forma justo com cronogramas e organização”, ressalta.

O debate também se estendeu sobre políticas públicas no meio rural, conservação de estradas, fortalecimento de escolas núcleo e oportunidades de passar ainda mais conhecimento aos pequenos agricultores para assim as propriedades terem uma melhor gestão. Piterini, que tem muita experiência em organização de associações, explanou as inúmeras vantagens de se trabalhar organizado.

“Associações unidas tem mais força para reivindicar melhores estradas, e assistência técnica da Emater, além de pedir apoio ao executivo municipal”, lembra Piterini.

O município conta hoje com 25 associações de produtores rurais que desenvolvem a agricultura familiar, distribuídas nos cinco distritos do município, onde atendem centenas de famílias rurais em atividades de diversificação da pequena propriedade, com a produção em Ovinocultura, Hortifrutigranjeiros, Apicultura, Piscicultura, Bacia Leiteira, Vitivinicultura, Pecuária e incentivo a Agroindústria e estrutura da propriedade.