Obino

Prefeitura de Santa Maria já prepara 75ª Romaria de Nossa Senhora da Medianeira


 

Foto: reprodução/Arquidiocese Santa Maria

No dia 11 de novembro, Santa Maria recebe fiéis de todos os cantos do país para a 75ª Romaria Estadual de Nossa Senhora da Medianeira de Todas as Graças.

Para que tudo ocorra da melhor forma possível e seja ainda superior ao ano passado, a Prefeitura de Santa Maria se reuniu com representantes do Santuário Basílica da Medianeira para dar encaminhamento aos preparativos. Na reunião, ocorrida na tarde desta sexta-feira (28), foram definidos fechamentos de ruas, limpeza da Avenida Medianeira e do parque, fiscalização e outras questões para receber os milhares de fiéis que devem vir à cidade homenagear a padroeira do Estado.

Coordenada pelo prefeito Jorge Pozzobom e pelo secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, a reunião contou com representantes das secretarias de Governo que estarão diretamente envolvidas na Romaria e com o padre Ruben Dotto e com representantes do Conselho Paroquial do Santuário.

Neste encontro ficou definido que a Secretaria de Saúde vai disponibilizar a Unidade Móvel de Saúde e ambulância; a Secretaria de Meio Ambiente irá colocar 15 contêineres para recolhimento de lixo; a Mobilidade Urbana, além de organizar o trânsito e fechar as ruas, irá reforçar a pintura no trajeto da procissão; já a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Público fará a limpeza prévia do Parque da Medianeira e os demais serviços gerais, bem como revisar toda a iluminação. A Casa Civil coordenará as ações e, ainda, disponibilizará os banheiros químicos.

“Tudo que pudermos, nós vamos atender. Ano passado tivemos uma grande procissão e, neste ano, temos certeza que será ainda maior”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom.

O padre Ruben Dotto aproveitou a ocasião para agradecer a participação da Prefeitura e destacar que o trabalho conjunto com o Executivo foi extremamente positivo no ano passado.

“Este é o maior evento religioso do Rio Grande do Sul, por isso queremos organizar tudo com antecedência para bem receber os fiéis que vêm de todos os cantos do país”, finalizou o padre Dotto.

Outras reuniões serão agendadas pela comissão responsável para definir outras questões, como a venda de lotes para a comercialização no local. Nesta edição, o tema da 75ª Romaria é “A jovem chamada Maria, Mãe de Jesus”, com o lema “Ave Maria, Mãe de Jesus”.

 

VIAS QUE SERÃO BLOQUEADAS*

– Avenida Rio Branco com Rua Silva Jardim;

– Avenida Rio Branco com Rua dos Andradas;

– Rua Venâncio Aires com Rua Floriano Peixoto;

– Rua Astrogildo de Azevedo com Rua Floriano Peixoto;

– Rua Professor Braga com Rua Tuiuti;

– Rua Tuiuti com Rua Riachuelo;

– Rua Riachuelo com Rua Pinheiro Machado;

– Rua José Bonifácio com Rua Professor Braga;

– Avenida Medianeira com Rua Gen. Neto;

– Avenida Fernando Ferrari com Rua João Rolim;

– Rua 19 de novembro com Travessa Paraíba;

– Rua Paraíba com Travessa Paraíba;

– Rua 12 de outubro com Rua José Carlos Kruel;

– Rua Floriano Peixoto com Rua 24 de Fevereiro;

– Rua Marquês do Herval com Rua D. Pedro II;

– Rua Duque de Caxias com Rua Dr. Theodorico;

– Rua Heitor Campos com Rua Dr. Theodorico;

– Rua General Osório com entrada Residencial Madre Paulina;

– Avenida Medianeira com Rua Visconde de Pelotas;

– Rua Barão do Triunfo com Rua Farrapos;

– Travessa Medianeira com Rua Farrapos;

– Rua Conde de Porto Alegre com Avenida Presidente Vargas;

– Rua Duque de Caxias com Avenida Presidente Vargas e

– Rua Floriano Peixoto com Rua Felipe de Oliveira.

*Alterações podem ser realizadas para melhorar a mobilidade

 

 

Fonte: Prefeitura de Santa Maria