Movimento “O Sul é o Meu País” fará nova consulta popular em outubro

0
98


 

O movimento “O Sul é o Meu País” realiza em outubro nova consulta à população sobre a proposta que busca a separação dos estados do sul do restante do país. Intitulado “plebisul”, o objetivo é angariar apoio de ao menos 10% dos eleitores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O coordenador da região de Santa Maria, sepeense Fernando Scherer, destacou o convite para que a população da região participe. Em São Sepé, por exemplo, devem haver ao menos três pontos com urnas no dia 7 de outubro, das 8h às 17h. Uma das metas do grupo é também encaminhar o processo junto a Unpo, órgão internacional vinculado a ONU que representa os povos sem representação. Juntamente com essa votação, serão coletadas assinaturas para que seja encaminhado uma PLIP para as três Assembléias Legislativas dos Estados, solicitando que os deputados encaminhem um projeto junto ao TSE solicitando um Plebiscito Oficial.

Uma das justificativas das lideranças do movimento está relacionada ao pacto federativo atual. De acordo com o movimento, em 2015, por exemplo, o RS produziu cerca de R$ 60 bilhões em impostos. Destes, aproximadamente R$ 13 bi teriam sido destinados a investimentos no Estado.

O movimento também segue buscando apoiadores. Interessados podem entrar em contato pelos fones 55-99986-6068 (Fernando Scherer), ou ainda 51-99931-1408 e  51-98335-4012 – whatsapp (João Paulo Schuch).