Moradores de localidade no interior de São Sepé terão água tratada

0
74
Foto: divulgação

 

Foto: divulgação

Para marcar o Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira, 22, moradores de uma localidade do interior de São Sepé contarão com a entrega de um novo investimento: Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Água para Consumo Humano (SALTA-z).

Conforme a coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de São Sepé, Cláudia Santos, o ato oficial de entrega para a comunidade rural São Vicente de Paulo, Jazidas, Terceiro Ditrito de São Sepé, acontece às 11h com a presença de moradores e autoridades. Após a cerimônia será servido um almoço por adesão na sede social do CTG Quero-Quero no valor de R$ 20,00.

Entre os órgãos que integram o projeto estão a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Prefeitura, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Programa Vigiagua.

 

O que é uma SALTA-z

A Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano realiza a clarificação, filtração e desinfecção de águas de superfície e subterrânea, com a implantação de solução alternativa coletiva de abastecimento de água potável em situações especiais e excepcionais, em pequenas comunidades, tais como: moradores da zona rural, pequenas comunidades ribeirinhas, escolas da zona rural, comunidades indígenas, que ainda não contam com abastecimento público.

De acordo com publicação feita pelo Ministério da Saúde, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) trabalha em parceria com estados, municípios e outras instituições que atuam com saneamento ambiental.

Hoje, essa instituição busca estimular o desenvolvimento de pesquisas que produzam soluções técnicas na área de Saneamento e Saúde Ambiental e que levem em consideração as seguintes premissas: fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação, operação e manutenção simplificadas, aplicabilidade imediata ou em curto prazo e que possam ser incorporadas às ações por ela desenvolvidas.