Formigueiro prepara mais uma edição da Cavalgada “Abraço na Terra Fofa”

0
62

gildo bortolotto cavalgada abraco na terra fofa

A Cavalgada Abraço na Terra Fofa, realizada em Formigueiro e que antecede a Semana Farroupilha, se tornou um evento tradicional na região. Promovida pela Prefeitura, este ano a cavalgada, que está em sua 17ª edição, acontece de 11 a 13 de setembro. Os cavalarianos terão como tema “Cavalgando fortalecendo o campeirismo gaúcho” e o homenageado é Amaral Batista Penteado.

De acordo com o coordenador do evento, Aquiles Scherer, a cavalgada contará com algumas particularidades em função da incidência do Mormo, doença infecto-contagiosa dos equídeos, que pode ser transmitida ao homem e também a outros animais.

A cavalgada, que tem como veterinário responsável o Dr. Fernando Luz, terá algumas medidas para evitar o contágio da doença. Com isso, os interessados em participar deverão solicitar exames do mormo, anemia infecciosa e o atestado de influenza do animal, junto aos médicos veterinários, Dr. Rafael Scherer, e Dr. Cláudio Júnior, que são os únicos cadastrados para realizar estes exames no município. O coordenador do evento ressalta ainda que os exames somente são analisados no Estado de São Paulo, pois no Rio Grande do Sul não há laboratório apto para análise do Mormo, por isso, deve-se atentar para as datas, já que para participar é necessário apresentar o resultado dos exames.

Sobre a realização da Cavalgada, Scherer agradece aos proprietários dos locais onde serão realizadas as paradas dos cavalarianos: “Agradecemos ao João Batista de Melo Neto, na Picada Grande. À patronagem do CTG Coxilha Verde, em nome de Alexandre Rossi, também agradecemos o Sr. Izaltino Machado e dona Dinorá, no Rincão dos Machados. Ao Celso Cardoso, do Fundo do Formigueiro e à comunidade de Antão Faria”, nomeou o coordenador.

A Cavalgada Abraço na Terra Fofa inicia na sexta-feira, dia 11 de setembro com previsão de saída às 8h30min, da Praça Central. A partir das 7h30min haverá um posto de fiscalização, onde os participantes deverão apresentar o resultado dos exames dos animais para poderem participar da cavalgada. Os animais aptos serão devidamente identificados.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com o coordenador Aquiles Scherer pelo telefone (55) 9978-5097.

 

 

* Rádio e Jornal Integração

Foto: Francisco Bolzan / Jornal Integração