Expofeira de São Sepé é lançada durante a Expointer


Foto: Marco Quintana/Sistema Farsul

Foto: Tiago Francisco/divulgação Sistema Farsul

A Farsul sediou, na quarta-feira, 30, durante a Expointer, o tradicional evento de lançamento das feiras e exposições de primavera que acontecem no interior do Estado já a partir de setembro.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de São Sepé, José Aurélio Silveira, que na oportunidade lançou a 40ª Expofeira de São Sepé, Formigueiro e Vila Nova do Sul. O evento acontece no mês de outubro, no Parque de Exposições Francisco Simões Pires, em São Sepé.

As apresentações foram feitas por comitivas formadas por presidentes e representantes de sindicatos rurais e com a presença das rainhas e princesas dos eventos. Boa parte das feiras foram apresentados em vídeos, que também trouxeram as potencialidades do agronegócio das cidades. Os eventos contarão com uma série de remates, julgamentos, atividades e palestras técnicas, além de atrações musicais.

Após cada explanação com auditório lotado, as comitivas receberam uma lembrança alusiva aos 90 anos da Farsul. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong, e foi prestigiada pelo vice-presidente da entidade, Gedeão Pereira. “Demos aqui hoje uma Volta no mapa do Rio Grande. Estaremos presentes em cada uma dessas feiras” , afirmou Schardong.

 

Ações de controle de javalis

Antes da apresentação das feiras, o diretor da Farsul, Fábio Avancini Rodrigues, falou sobre as ações em curso para controle da proliferação de javalis com a atuação da entidade e em acordo com a legislação. “Estamos participando de grupos de trabalho liderados pela Secretaria de Meio Ambiente e com a presença de associações e federações de produtores e Ong’s para discutir mecanismos de controle de segurança.

Um dos desafios é facilitar o credenciamento dos produtores como controlador da espécie, o que foi viabilizado por portaria publicada pelo Ibama regulando o controle por meio de equipes credenciadas junto à entidade.