Escola Coronel Chananeco desenvolve ações em prol do meio ambiente

0
192

10814198_732160106873709_1063440722_n

A escola municipal Coronel Chananeco, localizada no Cerrito do Ouro, tem realizado inúmeras ações em prol do meio ambiente. Através do grupo ecológico “SOS Natureza”, a instituição participou dia 21 de novembro, no Vale do Taquari e Rio Pardo, do Fórum das Tribos nas Trilhas da Cidadania, na cidade de Lajeado.

Tribos nas Trilhas da Cidadania é uma ação social que tem por objetivo o desenvolvimento da cultura do voluntariado organizado no Estado, promovida pela ONG Parceiros Voluntários. A tribo é formada por jovens que se reúnem para realizar ações dentro de uma trilha escolhida.
Segundo a professora Elisares Schirmman, o projeto tem como objetivo proporcionar aos jovens a oportunidade para atuarem no seu meio social, assumindo responsabilidade como agentes modificadores, em busca de soluções para vários problemas enfrentados na sua comunidade, pensando sempre na qualidade de vida.

10815776_732161076873612_1071458022_n

“O Fórum oportuniza um encontro com todas as Tribos participantes, relatando suas experiências e trocas de idéias, além da integração de várias escolas de muitas cidades, onde cada um pode fazer a diferença. Os alunos assistem teatro, show de bandas formadas por alunos, danças, brincadeiras e dinâmicas em grupo. Os temas desenvolvidos são cultura, educação para a paz e meio ambiente”, destaca Elisares.

O grupo de São Sepé levou para expor seus trabalhos e experiências dentro da Trilha Meio Ambiente.

 

As ações desenvolvidas pela escola em 2014:

Pedágio ecológico, onde foram distribuídas mudas e uma mensagem de conscientização, lançamento do segundo livro sobre “A saúde pela natureza”, participações em eventos e reflorestamento na comunidade escolar.

“O mais importante é a hora que todos os participantes se conscientizam da responsabilidade de transformar o meio em que vive num mundo melhor”, salienta.

Além da troca de experiências e novas amizades, os alunos se encantam com as diferentes culturas que observam a cada cidade que visitam.

“Este ano visitamos o Jardim Botânico de Lajeado e eles ficaram encantos com a diversidade de plantas, cascatas e a preservação dos mesmos. Foi uma aula expositiva com certeza, de muito aprendizado. A escola agradece o apoio da Parceiros Voluntários de Porto Alegre, onde patrocina e oportuniza aos nossos alunos a troca de conhecimentos e idéias novas, além de proporcionar muitas amizades com alunos de outros municípios”, conclui a professora.

 

Fotos: Divulgação