Obino

Divulgados novos dados sobre surto de toxoplasmose em Santa Maria


 

A Prefeitura de Santa Maria e o governo do Estado divulgaram, na sexta-feira, 5, novo balanço sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria. Dos 1.931 casos notificados, 1.841 são considerados suspeitos, 29 precisam ser classificados e 61 foram excluídos após avaliação da Vigilância em Saúde.

Dos casos suspeitos, 777 já foram confirmados com a contraprova em laboratório, 461 seguem em investigação e 603 foram descartados. Na comparação com o boletim anterior, são apenas seis novos casos da doença confirmados.

 

Novos medicamentos

Em função do surto na cidade, muitas pessoas necessitam de medicamentos específicos para o tratamento. Os medicamentos do componente básico da Assistência Farmacêutica seguem sendo fornecidos na Farmácia Central municipal.

Já as gestantes que dependem de medicamentos (espiramicina + pirimetamina + sulfadiazina) devem se dirigir à Farmácia do Estado, responsável pela distribuição. No entanto, um dos remédios está em falta. Para não comprometer o tratamento, a Prefeitura de Santa Maria fará uma suplementação para garantir a compra de mais 40 mil comprimidos e suprir a demanda atual.

 

 

Fonte: Prefeitura de Santa Maria