Começa a campanha de vacinação contra a febre aftosa no RS

0
59

ppci - resfria - popular


aftosa 2016 Foto Alexandre Farina
O pontapé inicial para a campanha de vacinação contra a febre aftosa foi dado na manhã de sexta feira, 29 de abril, durante a abertura da Fenasoja 2016, em Santa Rosa, em ato realizado pelo governador José Ivo Sartori e pelo secretário da agricultura, pecuária e irrigação, Ernani Polo. A vacinação contra a doença no Rio Grande do Sul teve início oficial no domingo, 1º, e segue até o dia 31.

Para esta etapa, o governo do Estado irá disponibilizar a doação de vacinas para produtores que possuem até 10 animais, o que representa 38% dos pecuaristas gaúchos. Para que recebam as doses, os produtores precisam estar enquadrados no Pronaf e PecFam.

O Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro a doar vacinas contra a Febre Aftosa. A campanha de imunização vai até o dia 31 de maio. Há 14 anos o Estado é livre da doença – último foco foi registrado em 2001.

“Temos uma meta de avançar no status sanitário do RS e para isso vamos aumentar as ações no sistema de Defesa Agropecuária. Com este ato que realizamos junto com o governador Sartori, damos início a campanha de vacinação, tão importante para a sanidade de nosso rebanho. Contamos com o trabalho sempre dedicado dos servidores da secretaria da agricultura nesta campanha, bem como com a conscientização dos produtores, para que realizem a imunização de forma adequada”, destaca o Secretário da Agricultura Pecuária e Irrigação, Ernani Polo.

 

 

* SEAPI

 

Guilherme Motta