Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada no RS

ppci - resfria - popular


A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) solicitou a prorrogação da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul.

Em São Sepé nesta terça-feira, 31, (data em que o prazo encerraria), ainda haviam produtores enquadrados no Pronaf que não tinham retirado as doses gratuitas na Inspetoria Veterinária. É obrigatório que todos os produtores apresentem a nota fiscal na inspetoria em até cinco dias úteis após a aplicação da vacina.

O pedido, realizado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), tem por base o pleito de municípios da zona sul, que reivindicaram a medida em reunião na Seapi, devido aos problemas extremos de locomoção por causa das dificuldades de trafegabilidade das estradas e deslocamento para manejo dos bovídeos, por causa das fortes chuvas que afetaram a região, desde o mês de abril, o que poderia comprometer a imunização.

Como o MAPA entende que este procedimento deve ser efetuado para todo o Estado e não para apenas uma região, está autorizando a prorrogação da vacinação contra a febre aftosa para o RS até o dia 17 de junho.

 

 

* Seapi

 

Guilherme Motta