Obino

Calor acima dos 30ºC trará chuva ao RS na próxima semana


 

A próxima semana terá calor e chuva forte no Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação.

Entre esta sexta-feira, 9, e o domingo, 11, o ingresso de ar seco manterá o tempo firme, com temperaturas amenas durante a noite e com valores elevados no período diurno. As temperaturas máximas podem ser superiores a 30°C na maior parte do Estado.

No domingo, 11, devido ao calor, poderão ocorrer pancadas de chuva e trovoadas isoladas na faixa Leste, Zona Sul e na fronteira com o Uruguai. Na segunda, 12, o deslocamento de uma área de baixa pressão provocará pancadas de chuva e trovoadas, com possibilidade de temporais isolados, sobretudo na Fronteira Oeste e na Campanha.

 

Tendência de 13 a 15 de novembro

Na terça, 13, e quarta-feira, 14, a propagação de uma frente fria manterá a nebulosidade e a chuva, ainda com risco de temporais isolados em todo o Estado. Na quinta, 15, o ingresso de uma nova massa de ar seco manterá o tempo firme em todas as regiões.

A previsão numérica indica volumes de chuva entre 30 e 50 mm na Serra do Nordeste, Planalto e na Zona Sul. Nas demais regiões, os totais deverão oscilar entre 60 e 80 mm na maioria dos municípios. Os valores acumulados poderão superar os 100 mm em algumas localidades da Fronteira Oeste e das Missões.

 

 

Fonte: Seapi