Após três anos de tratamento contra o câncer, menina vai ganhar festa de 15 anos em São Sepé

0
150


A estudante do 7º ano da escola Mário Deluy, Luisa Barreto, de 14 anos, conta as horas para o próximo sábado, 28. Ela, que apesar de nova já está acostumada a lidar com o tempo, sabe que será este dia um dos mais especiais que já teve: depois de três anos de tratamento contra a leucemia e viagens que pareciam não ter fim, Luisa vai receber a família e amigos em uma festa de 15 anos.

Essa história começa bem mais cedo e tem elementos indispensáveis até aqui. Com apenas 11 anos, a menina descobriu que as fortes dores no corpo não seriam passageiras. Diagnosticada com leucemia linfoide aguda (LLA) recorda bem o dia 4 de janeiro de 2014, data em que descobriu a doença. Os desafios que começaram em Santa Maria (onde morava) vieram parar na casa da família, no Bairro Pontes, em São Sepé. Como forma de amenizar o problema, ela e a mãe, a cozinheira Cecília Barreto, ganharam um time inteiro de pessoas dispostas a encarar o que viria pela frente. O apoio recebido da Liga Feminina de Combate ao Câncer virou amizade, principalmente, com as voluntárias da Liga Jovem. “A Liga sempre nos ajudou em tudo que precisamos, tanto nas passagens de ônibus quando preciso, como em alimentação”, revela a mãe da estudante.

Foram meses de tratamento e incertezas. A quimioterapia, as viagens e as internações. Tudo está guardado na memória de Luisa. Passado o pior momento, ela convive com os cuidados para não deixar a doença se manifestar novamente e até ensaia participações como voluntária da Liga na ajuda de outras pacientes. “A doença acaba nos ensinando a ser uma pessoa melhor”, diz.

A festa de 15 anos será a celebração dela contra tudo que ficou no passado. Vestido, sapatos, local da festa…fotos. Tudo foi conquistado com doações e a casa de Luisa é agora uma verdadeira fábrica de doces preparados para o sábado. A jovem deve receber ao menos 150 pessoas na festa.

“Agradeço muito as gurias da Liga porque sem elas nada se tornaria realidade”. Em sua página pessoal no facebook, Luiza escreveu:  “às vezes, tudo o que precisamos é de um novo começo…”.