Obino

5º Dia de Campo de Restinga Sêca ocorre no próximo dia 21


 

Foto: Norton Avila/arquivo

Com o objetivo de demonstrar práticas de manejo na cultura do arroz, soja, milho, e pastagens que possibilitem aumento da produtividade e da qualidade dos produtos, Cotrisel, Irga, Emater, Prefeitura de Restinga Sêca, Associação dos Arrozeiros e Sindicato Rural preparam a realização do 5º Dia de Campo – Culturas de Verão. As atividades ocorrem no próximo dia 21 de março, junto ao Centro de Eventos de Restinga Sêca.

Segundo o engenheiro agrônomo da Cotrisel, Marcelo Tomazzi, no local foram plantadas 25 cultivares de soja na coxilha que vem apresentando bom desenvolvimento, cinco cultivares de arroz, sendo quatro das cultivares mais plantadas no estado e o lançamento Irga 431 CL, e cultivares de soja na várzea que assim como as demais lavouras no município estão comprometidas devido grande volume de chuva.

Um dos destaques será a nova variedade de semente de arroz Irga 431 CL, que conta com um ciclo mais curto, resistência a doenças, boa qualidade de grão e alta produtividade. De acordo com o chefe do escritório do Irga de Restinga Sêca, Nelson Cardoso, a intenção é de realizar uma atividade antes do Dia de Campo, para que os produtores possam acompanhar o clico produtivo como florescimento, emissão de panícula, mancha de folha e tamanho da espigueta.

No Dia de Campo, os produtores serão divididos em grupos para visitação as estações que abordarão temas como sistemas de plantio e cultivares de arroz irrigado, cultivares de soja para solos de coxilha e várzea, uso de defensivos e manejo de pastagens de verão.

A ação busca oportunizar aos produtores o conhecimento de novas tecnologias e novas variedades buscando sempre o aumento da produtividade e redução dos custos. “É uma atividade muito importante para o nosso produtor porque traz uma realidade muito próxima daquilo que o produtor vive dia a dia na propriedade, apresentando variedades, potencial, densidade, adubação, problemas de resistência e outros temas voltados ao conhecimento dos produtores”, destaca o secretário de Agricultura de Restinga Sêca, Claudio Possebon.

 

 

Fonte: Rádio e Jornal Integração