



Os vereadores de São Sepé estiveram reunidos com empresários e profissionais do ramo de farmácia, na terça-feira, 28, para tratar da criação de um serviço de farmácia 24 horas. A mobilização pelo tema vem sendo proposta pelo vereador Janir Machado (PP) nesta legislatura. O encontro aconteceu no gabinete do presidente da Câmara, vereador Eto Vargas (PP).
Os representantes das farmácias relataram a dificuldade de manter o atendimento no turno da noite por conta do investimento que precisará ser feito em profissionais. A Lei Federal 13.021, de agosto de 2014, determinou que é necessária a presença do farmacêutico durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos.
De acordo com Janir, a reunião foi importante para que as possibilidades sejam estudadas: “Ficamos sabendo das colocações dos proprietários sobre o porquê não está havendo o cumprimento da lei municipal número 3.492, que institui o regime de plantão 24 horas nas farmácias. Falamos sobre o que pode ser feito para oferecer o atendimento à população. Há interesse de uma empresa em vir para o município já oferecendo o plantão, mas queríamos ouvir os empresários locais antes de bater o martelo”, explicou.
Entre as alternativas discutidas estão a regulamentação do sistema por meio de rodízio entre as farmácias; a flexibilização dos horários para a farmácia que atender ao período noturno caso a opção seja que só uma atenda à noite; ou ainda a abertura de uma farmácia no Asilo Municipal ou no Hospital Santo Antônio. Este último modelo existe no município de Teutônia, também em hospital filantrópico. Um dos empresários prometeu verificar com a diretoria da rede as chances de oferecer plantão.
Outra reunião está agendada para o dia 12 de abril, às 16h, na Câmara Municipal de Vereadores e vai pautar novamente o assunto. Além de vereadores estarão presentes empresários, a secretaria municipal de Saúde e representantes do Asilo São Vicente de Paulo e do Hospital Santo Antônio.
Fonte: A.I. Câmara de Vereadores de São Sepé
