Vem ai a maior onda de frio do ano no Brasil

0
593

onda de frio mais forte de 2024 vai despencar as temperaturas no Brasil, especialmente no Centro-Sul, com chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul. Além disso, diversas cidades da região Sul terão temperaturas negativas por mais de um dia.

A partir desta quinta-feira (8/8), a frente fria, seguida de uma massa de ar polar, começa a avançar do Sul para o Sudeste e Centro-Oeste, e o frio deve durar até quarta-feira (14/8) da próxima semana.

Os modelos analisados pelo agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, indicam que no fim de semana a massa de ar polar ganha intensidade e causa frio intenso sobre as áreas mais frias da região Sul, que são as serras. Há possibilidade de geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul e leste do Paraná.

A mesma massa de ar polar vai ganhar mais intensidade no começo da semana. Tanto na segunda-feira (12/8), quanto na terça-feira (13/8), há probabilidade de frio ainda mais intenso. Com isso, as geadas serão mais amplas no amanhecer da terça em regiões do Sul e extremo sul do Sudeste. “A terça-feira é o dia de alerta máximo para frio”, diz o especialista.

Segundo Santos, também nas áreas de serra há chance de neve e chuva congelada, ambas de fraca intensidade. A chuva congelada é um tipo de precipitação invernal associada a locais onde a temperatura está abaixo de 0°C. Ela ocorre quando um floco de neve que sai da nuvem passa por uma camada de ar com temperatura positiva, mas congela novamente ao encontrar o ar gelado abaixo da base da nuvem.

Chuva antes do frio

Antes do frio intenso, as nuvens de chuva começaram a se deslocar do Rio Grande do Sul para o Paraná e sul de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (8/8) e, na sexta-feira, (9/8) chegam à região Sudeste. São esperadas chuvas irregulares em São Paulo e no sul de Minas Gerais.