



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) emitiu nota nesta terça-feira, 10, após manifestações racistas e injúrias raciais terem sido proferidas por uma estudante em sua conta pessoal no Instagram, atacando estudantes negros do curso de Artes Cênicas.
O caso gerou grande repercussão. Nas redes sociais, alunos da instituição cobraram uma punição. Em sua conta no Twitter, o DCE UFSM informou que esses casos não são novos na universidade, que tem sua história marcada por casos de racismo.
Leia a nota da UFSM na íntegra
“A Universidade Federal de Santa Maria repudia qualquer forma de preconceito, racismo, agressão, assédio, abuso de poder, violência verbal ou física dentro e fora da Instituição.
Frente às manifestações racistas e injúrias raciais proferidas no âmbito acadêmico da UFSM nesta semana, a Universidade informa que o caso foi registrado no canal oficial de denúncias da instituição, que é a Ouvidoria, e está sendo tratado através das vias administrativas e judiciais cabíveis. Nesse sentido, a UFSM comunicou à autoridade policial competente e irá instaurar processo disciplinar discente para apurar o fato.
Esse tipo de manifestação fere os princípios da diversidade e da pluralidade, que constituem a sociedade e nossa instituição. A UFSM se solidariza com as vítimas, porque acredita em uma universidade plural, sem espaço para qualquer tipo de preconceito.
Qualquer situação de assédio e discriminação deve ser denunciada por meio da Ouvidoria no site www.ufsm.br/ouvidoria.”
