Tarifas da RGE Sul ficarão mais baratas

0
81
Foto: arquivo / divulgação


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 11, uma redução média de 6,43% no valor das tarifas de energia elétrica dos clientes da RGE Sul.

A redução média para os clientes de baixa tensão, onde se incluem os residenciais, será de 5,66%. A dos clientes de alta tensão, onde se incluem a maioria dos industriais e comerciais, será de 7,95%.

As novas tarifas vigorarão a partir do dia 19 de abril, quarta-feira da semana que vem, e serão aplicadas proporcionalmente a partir dessa data, de modo que o efeito pleno do acordo e será percebido pelos clientes a partir de meados do mês de maio, dependendo da data de leitura do consumo.

 

Confira abaixo os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores residenciais da RGE Sul

Consumidores residenciais – B1: 5,60%

 

Classe de consumo – consumidores cativos

Baixa tensão em média: 5,66%

Alta tensão em média (indústrias): 7,59%

Efeito Médio para o consumidor: 6,43%

 

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV).

Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (iluminação pública).