Sindicato recebe denúncia de assédio moral contra duas servidoras da prefeitura de São Sepé

0
95

ppci - resfria - popular


Duas servidoras da prefeitura procuraram o Sindicato dos Municipários de São Sepé (SIMUSS) nesta sexta-feira, 17, para relatar um caso que para elas é caracterizado como assédio moral. O fato teria acontecido pela manhã em um setor da Secretaria Municipal de Saúde e teriam envolvido as servidoras e uma chefe de setor.

Segundo o SIMUSS, tudo começou quando a chefe do setor – que não teve o nome divulgado – colocou um bilhete em uma porta. O aviso informava que os servidores, quando quisessem retirar um atestado, deveriam comunicar primeiramente a chefe.

“As servidoras nos relataram que o aviso colado na porta determinava o aviso prévio quanto à retirada de atestados médicos. Depois que o caso ganhou destaque a chefe do setor retirou o aviso”, destacou o SIMUSS.

O fato gerou revolta em ambas as funcionárias pois, segundo elas, não é possível “adivinhar” que uma pessoa ficará doente e que portanto retiraria um atestado. Diante disso elas procuraram a mulher que teria colocado a informação na porta. Foi nesse momento que teria iniciado uma discussão entre elas onde, segundo o SIMUSS, houve troca de farpas. A funcionárias relataram à entidade que representa os servidores que a chefe do setor teria se exaltado.

As duas funcionárias então procuraram o SIMUSS para buscar orientação quanto ao fato. Elas foram até a Polícia Civil e o caso foi registrado como fato atípico. O sindicato adiantou que as servidoras pretendem ingressar com uma representação na Justiça e teriam fotografado o aviso colado na porta como forma de prova, além de dizer que há testemunhas que presenciaram o fato.

 

Na tarde desta sexta-feira a prefeitura enviou uma nota à imprensa a respeito do caso. Leia na íntegra:

O Poder Executivo de São Sepé, mediante fato que importou em denúncia por parte de duas servidoras a respeito de caso ocorrido nesta sexta-feira, 17, esclarece:

O instituto de denúncia à casos de relação de trabalho junto de colegas é, sempre foi, e continuará sendo, tema de análise e posterior abertura de Processo Administrativo Disciplinar por parte do Executivo se necessário, a exemplo de tantos outros casos que investigam situações envolvendo servidores. Desta forma, o fato relatado pelas duas colegas a respeito de atitude tomada por outra colega de trabalho, será também objeto de análise.

Importante ressaltar que tão logo o executivo soube do ocorrido, realizou uma reunião, de forma recíproca com o Sindicato dos Municipários de São Sepé (SIMUSS), onde ficou salientado que o processo de sindicância seria aberto. Cabe destaque, ainda, que o fato foi registrado na Polícia Civil como “atípico”.

Sendo assim, uma equipe estará responsável de investigar os fatos para elucidar se a atitude foi ou não inoportuna, como sempre o fez. Por fim, mas não menos importante, cabe enfatizar que para nós que participamos do serviço público municipal, os processos de sindicância não possuem diferenciação se feitos em conduta de servidores concursados, cargos em comissão ou qualquer outro tipo de classificação.

 

 

Guilherme Motta