Pelo segundo ano consecutivo, o sepeense Henrique Santos Lima foi campeão em uma categoria em um campeonato de Fisiculturismo no Rio Grande do Sul. A participação dele foi neste final de semana.
Henrique competiu no Campeonato Gaúcho de Fisiculturismo, organizado pela federação IFBB-RS (International Federation of Bodybuilding and Fitness).
A categoria na qual o sepeense participou chama-se Men’s Physique, onde nela existem subcategorias, que separam os atletas por altura, sendo as seguintes:
1 – Men’s Physique Júnior (até 23 anos)
2 – Men’s Physique Master (acima de 40 anos)
3 – Men’s Physique até e incluindo 1,70m
4 – Men’s Physique até e incluindo 1,73m
5 – Men’s Physique até e incluindo 1,76m
6 – Men’s Physique até e incluindo 1,79m
7 – Men’s Physique acima de 1,79m
O atleta explica que depois que todas subcategorias competem e os resultados saem, o campeão de cada uma vai pro palco e compete entre eles, para então sair o campeão OVERALL, ou seja, o campeão de toda a Men’s Physique, independente de qual subcategoria.
“Esse feito ainda não consegui, e é dele que estou em busca. Para mim é bem mais difícil, visto que optei por preservar minha saúde e não fazer uso de esteróides, o que infelizmente é bem comum nesse esporte. Vejo 1 a cada 10 atletas optando pelo mesmo que eu. Mas um dia eu consigo. Minha trajetória nesse esporte começou depois que procurei a consultoria do treinador Gabriel Merlin, de porto alegre, por recomendação do meu nutricionista Adriano Lenz, com quem eu comecei em 2019. Começando com o Adriano, consegui evoluir muito, até que cheguei em um ponto em que queria melhorar não só na nutrição, mas na parte do treinamento. Foi aí que ele me mostrou o trabalho do Gabriel Merlin. Comecei com ele como um aluno de consultoria normal, e como sempre amei treinar por ser algo que me aliviava da ansiedade, acabei me destacando muito, até que cheguei a entrar em um nível competitivo, e em 2022 estreei no campeonato estreantes da IFBB”, conta.
O atleta sepeense conta que naquela oportunidade, em 2022, foi campeão em sua categoria e campeão OVERALL. Um mês depois participou do campeonato gaúcho do mesmo ano, em que foi campeão de sua respectiva categoria. “Um ano depois, ganhei agora o campeonato gaúcho 2023, na minha categoria e sigo em busca do OVERALL nesse campeonato. Os próximos passos agora são disputar o campeonato brasileiro no dia 16 de julho, daqui algumas semanas, em Belo Horizonte (MG)”, conclui o atleta.