O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) de São Sepé realiza numa quinta-feira, 4 de junho, a primeira Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A atividade será realizada no auditório do Centro Cultural. O conselho trabalha na intenção de desenvolver ações na construção de políticas que garantam o direito dos cidadãos sepeenses com deficiência.
No início deste mês, uma reunião ordinária contou com a participação do Professor Adilso Luis Pimentel Corlassoli, da Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. Corlassoli também é vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPED).
“As ações de defesa desses direitos é tarefa de todos. É preciso aprendermos a olhar para aqueles que não dispõe das mesmas condições de acesso. Colocarmo-nos no lugar desses sujeitos que todos os dias precisam lutar com suas limitações para ultrapassar as barreiras que sociedade lhes impõe. Sentir na pele o peso da exclusão agride seres humanos que lutam para garantir a paridade de direitos. Se não existissem barreiras não haveria necessidade de lutar, mas enquanto elas existirem será necessário vencê-las”, destacou.
O diálogo foi pautado em dois assuntos: o papel do Conselho Municipal na construção das políticas municipais para a garantia dos direitos da pessoa com deficiência e orientações para a realização da I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em São Sepé.
Foto: Divulgação