
O Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz Brasília, lançou o Projeto Nós na Rede, com o objetivo de fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em todo o país. São Sepé está incluído nessa importante iniciativa, que visa qualificar e ampliar as ações de cuidado em saúde mental no município.
A formação é destinada a trabalhadores e trabalhadoras do SUS que atuam no atendimento de pessoas em sofrimento mental, com uso problemático de álcool e outras drogas, além de pessoas em conflito com a lei.
Com carga horária de 120 horas, o curso combina atividades a distância e presenciais, com duração de seis meses. O conteúdo é voltado à prática do cuidado em liberdade e à reorganização dos serviços a partir da estratégia de redução de danos.
Segundo a secretária de Saúde, psicóloga Sabrina Schroder, a inclusão de São Sepé no Nós na Rede representa um avanço importante para o fortalecimento do SUS e para a valorização da saúde mental como direito de todos. “A participação de São Sepé nesse projeto reforça nosso compromisso com uma atenção em saúde mental mais humana, inclusiva e qualificada. Essa formação oferece novas ferramentas aos profissionais e contribui para a construção de uma rede de cuidado ainda mais efetiva e acolhedora”, destacou a secretária.


