Rio Grande do Sul e Países Baixos discutem proteção contra enchentes em conferência internacional

0
59

O governador Eduardo Leite e o embaixador do Reino dos Países Baixos, André Driessen, abriram, nesta terça-feira (20), a Conferência de Cocriação e Compartilhamento de Conhecimento Brasil – Países Baixos, que discute as soluções para o enfrentamento das enchentes no Rio Grande do Sul. O debate visa aprimorar o sistema de proteção contra cheias na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Durante o encontro, que segue até quinta-feira (22), no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufgrs), especialistas dos Países Baixos compartilham conhecimento e expertise na prevenção e mitigação dos impactos de desastres naturais. A iniciativa mais conhecida é o programa “room for the river” – espaço para o rio, em tradução livre –, que foi implementado a fim de reduzir o risco de inundações.

Para Leite, a parceria é decisiva para a aplicação de soluções mais rápidas e eficazes. “Essa cooperação é fundamental para que possamos entregar, nos próximos anos, um robusto sistema de proteção e resiliência. Desde junho, estamos aproximando a nossa equipe dos técnicos holandeses para compreendermos melhor como ajustar os sistemas de proteção existentes e como desenvolver novos projetos”, afirmou o governador. “Tenho convicção de que o que estamos fazendo vai tornar o Rio Grande do Sul um grande exemplo de resiliência e de adaptação climática.”

Também serão abordados temas como monitoramento e sistemas de alerta, governança e financiamento. O resultado esperado é um conjunto de recomendações e soluções práticas que fortalecerão o sistema de proteção.

“Estamos desenvolvendo diretrizes para mitigar os impactos nas bacias e beneficiar todas as regiões. Com a experiência dos neerlandeses – que criaram novas políticas públicas após as inundações da década de 1990 e investem em técnicas avançadas de controle da água e proteção das pessoas –, pretendemos alcançar novos patamares na reconstrução do Estado”, disse a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann.

A conferência é uma iniciativa conjunta entre governo do Estado, Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil, prefeitura de Porto Alegre, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Ufgrs.

Fonte. O Sul