Um grupo de recicladores pertencente à Associação de Catadores Mãos Dadas protestou no início da tarde desta segunda-feira, 2, no Bairro Pontes. A mobilização, que começou por volta das 13h, foi motivada pela falta de pagamento. Com carrinhos e materiais recolhidos nas ruas da cidade, o grupo trancou a Rua Emiliano Brum Pereira em pelo menos três pontos.
Segundo os catadores, uma carga com materiais recicláveis saiu de São Sepé na última semana com destino a Santa Cruz do Sul. Desde então, os recicladores estão há oito dias sem receber o dinheiro oriundo deste material que deixou o município para ser reciclado.
Num primeiro momento o grupo havia informado que o presidente da associação, Jorge Luis Redlich, não havia repassado os valores ao grupo, mas por telefone o presidente da entidade informou que a empresa de Santa Cruz do Sul não havia feito o depósito na conta da associação e por isso o dinheiro não tinha sido repassado aos trabalhadores.
Ao desfazerem o movimento após uma negociação, ficou acertado que os cerca de 10 recicladores devem receber o dinheiro no meio da tarde desta segunda já que por volta das 13h45min a empresa de Santa Cruz estaria depositando o valor.
A cada semana cada trabalhador recebe cerca de R$ 50,00 pelo material que é enviado. Muitos tiram da reciclagem o único sustento para suas famílias.