



Como iniciou:
A partir de uma atividade desenvolvida anualmente (de 2002 a 2019) pelo professor de música Misael Eurico Assmann, nas aulas junto aos estudantes do ensino médio regular da Escola Estadual de Educação Básica Francisco Brochado da Rocha (CIEP), de São Sepé/RS, através de uma metodologia singular, foram criadas mais de 1.000 (mil) canções inéditas (letra e melodia).
Dessas músicas, foram selecionadas algumas para serem arranjadas, ensaiadas, gravadas e publicadas.
Participaram das gravações alunos e ex-alunos da escola, integrantes do Projeto MÚSICA NO CIEP, que englobava aulas de canto, violão, percussão, composição, teoria musical, coral, banda escolar (marcial) e grupos musicais de diversas formações.
Segundo o professor Misael Assmann, idealizador do projeto, o processo da gravação foi com grandes dificuldades conforme as condições e limitações (tempo, dinheiro, etc.). O projeto avançou na produção do CD. (Obs.: seria um CD, mas como este formato se tornou obsoleto, reconfiguramos para vídeos no YouTube.)
Inicialmente, foi planejado gravar somente voz e violão. Depois, foi acrescentado uma percussão aguda (discreta) para dar um balanço a mais e diferenciar ritmicamente uma música da outra. Em audições foi percebido que algumas músicas pediam uma frequência mais grave (bombo leguero, cajon, tantan), e logo foi também acrescentado esse grave nas outras músicas.
Para o professor, se tivessem maiores e melhores condições, talvez fossem acrescentados mais instrumentos nos arranjos (ex.: contrabaixo, teclado, guitarra, bateria, vocais, etc.). E certamente teria sido planejada diferente a sequência de gravação [ou seja, seriam gravadas primeiro as percussões (com mais participações de alunos), depois os violões e por último a voz].
Foram contabilizadas mais de 400 horas de trabalho em estúdio (gravação, mixagem e masterização), além do tempo dedicado anteriormente à criação das músicas, triagens, transcrição e edição das partituras, arranjos, revisões musicais e de língua portuguesa, aulas preparatórias de violão e técnica vocal, produção musical, ensaios, captação financeira, documentação, fotos, vídeos e arte gráfica.
QUEM É MISAEL EURICO ASSMANN?

O professor é natural de Santo Cristo, RS. Graduou-se em Música [Licenciatura Plena (1999) e Bacharelado em Percussão (2004) – ambos os cursos realizados na UFSM]. É compositor e poeta. De 2002 a 2019, foi professor na Escola E.E.B. Francisco Brochado da Rocha (CIEP), no município de São Sepé, RS. De 2007 a 2019, foi professor também na Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (EMAET), no município de Santa Maria, RS. Nestas escolas, lecionou Arte e Música, regeu corais e bandas marciais, bem como desenvolveu este importante projeto de composição musical com os estudantes de São Sepé, RS.
Em 2020, retornou a Santo Cristo, onde atualmente leciona Arte e Música na Escola M.E.F. Paulo Freire, na Escola M.E.F. São Sebastião e na Escola E.E.B. Leopoldo Ost, bem como integra a Sociedade Cultural Santa Cecília (como coralista, percussionista, arranjador, professor e regente).
Para o professor, diante das dificuldades, o resultado foi plenamente satisfatório e superou totalmente as expectativas.
Para acompanhar o trabalho musical basta clicar no link. https://youtu.be/0f82aDXrVnY?feature=shared

