Presidentes da RGE e CEEE Equatorial têm depoimento agendado na CPI das Concessionárias de Energia no RS

0
120

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Concessionárias de Energia da Assembleia Legislativa ouvirá em novembro os presidentes das duas principais empresas fornecedoras do serviço no Rio Grande do Sul. Ricardo Dalan de Vargas, diretor-executivo da RGE, será ouvido pelos parlamentares dia 13 de novembro; e Riberto Barbanera, diretor-presidente da CEEE Equatorial irá depor dia 24 de novembro, ambos às 16h.

As convocações foram aprovadas pela CPI em reunião do dia 27 de agosto, mas ainda não tinham data. Os dirigentes poderão apresentar, além das respostas aos questionamentos do colegiado, documentos e informações complementares que contribuam para o esclarecimento dos fatos.

Os depoimentos marcam uma nova etapa nos trabalhos da comissão. Desde o início dos trabalhos, a CPI já promoveu quatro audiências públicas em diferentes regiões, entre elas Porto Alegre, Osório e Rio Grande. Nesses debates, moradores, prefeitos, vereadores, sindicatos e representantes do setor produtivo foram ouvidos.

Para o presidente da CPI, deputado Miguel Rossetto (PT), as oitivas terão “peso muito relevante” no relatório final, que reunirá dados, documentos e recomendações para aperfeiçoar a regulação do setor e assegurar o cumprimento das obrigações contratuais pelas empresas.

Além dos depoimentos, também estão previstas audiências em Novo Hamburgo, Santana do Livramento e Erechim.

Nesta segunda-feira, a Assembleia Legislativa não terá agendas em função da transferência do ponto facultativo do Dia do Servidor Público. Por isso, a próxima reunião ficou para 3 de novembro, na outra segunda-feira. Os deputados devem receber representantes da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).

Os trabalhos do colegiado seguem até 12 de dezembro, com possibilidade de prorrogação por mais 60 dias.

Fonte. Correio do Povo