No início da manhã desta quarta-feira, centenas de policiais estiveram em São Sepé para uma ampla operação de combate ao tráfico de drogas. Foram realizadas várias prisões, além da apreensão de armas e entorpecentes.
A operação que tem o codinome Operação EXITIUM com o objetivo de combater o tráfico de drogas e desarticular uma rede criminosa na cidade. Ao todo 24 pessoas foram presas, sendo 16 homens e 9 mulheres, além de duas prisões em flagrante, uma por tráfico de drogas e outra por posse de arma. O objetivo é enfraquecer e desmantelar quadrilhas que operam fortemente na região metropolitana de Porto Alegre. A ação desta manhã, também se estendeu nos estados Santa Catarina e Paraná que também contou com cumprimentos de mandados de prisão.
A operação já vinha sendo planejada há meses, representa um esforço conjunto das forças policiais para enfraquecer o tráfico de drogas que tem impactado negativamente as comunidades locais. Segundo a delegada Carla Almeida, a investigação começou a partir de denúncias anônimas e foi intensificada com o uso de tecnologias de monitoramento e inteligência.
De acordo com a delegada Carla Almeida, da DP de São Sepé, foram mobilizados para essa ação um contingente com mais de 160 policiais. “Esse é um passo importante no combate ao crime organizado na região”, afirmou a delegada.
Exitium foi o codinome escolhido para a operação como referência à destruição e desmantelamento da célula criminosa que tentava se instalar na cidade. Os presos possuem registros criminais por homicídio, tráfico, associação para o tráfico, roubo, furto, porte e posse ilegal de arma, receptação, lesão corporal, ameaça, desacato e dano, entre outros.
A operação foi coordenada pela delegada Carla Dolores Castro de Almeida, titular da DP/São Sepé, e contou com o apoio de agentes das cidades de Santa Cruz do Sul, Canoas, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, Esteio, São Leopoldo, Porto Alegre, Tramandaí, Vila Nova do Sul, São Gabriel, Santiago, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Bagé, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Santa Maria, Itaara, Restinga Seca, Agudo, Pinhal Grande, São Pedro do Sul, Nova Palma, Tupanciretã, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Dona Francisca, Silveira Martins e Ivorá, além do Canil do 2º BPCHOQUE da Brigada Militar de Santa Maria.
Todos os detidos foram encaminhados para o Presídio Estadual de São Sepé e o Presídio Regional de Santa Maria (PRSM).
Informações: Policia Civil