POLÍCIA CIVIL INDICIA SEIS PESSOAS POR RACISMO EM SANTA MARIA.

0
288

Na data de ontem (29/09/25), a DPICOI – Delegacia de Polícia de Proteção à Pessoa Idosa e Combate à Intolerância de Santa Maria/RS, concluiu e remeteu inquérito policial, indiciando seis pessoas pelo delito de RACISMO/HOMOFOBIA referente a fato ocorrido em 2019, envolvendo diretamente como vítima GABRIELA MEINDRAD SANTOS, mulher transexual.

O fato ocorreu quando Gabriela foi homenageada como prenda em um CTG do Município de Mata/RS, sendo a notícia veiculado no Diário de Santa Maria, versão on line. Após tal publicação na mídia, surgiram inúmeros comentários homofóbicos, incitando a violência, ficando claro o crime de ódio e intolerância.

O inquérito vem tramitando desde então, sendo que foram enviadas cartas precatórias inclusive para outro Estado e Municípios. Após várias diligências, foram identificadas pessoas que com seu perfil em rede social, teceram os comentários, praticando e incitando a discriminação direta contra a referida vítima e toda comunidade LGBTQIAPN+. O inquérito foi presidido pela Delegada Débora Dias, Titular da DPICOI.