Patrulha Maria da Penha é instalada em Santa Maria

0
34

patrulha maria da penha brigada militar santa maria

O Departamento de Direitos Humanos (DDH) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) implantou, na terça-feira, 30 de junho, em Santa Maria, o programa Patrulha Maria da Penha. A iniciativa da SSP fiscaliza as medidas protetivas de urgência solicitadas ao Poder Judiciário em favor de mulheres vítimas de violência. O ato foi realizado na Praça Saldanha Marinho, em frente à prefeitura.

De acordo com a diretora do DDH, delegada Patrícia Sanchotene Pacheco, o programa contém ferramentas essenciais à diminuição dos casos de violência contra a mulher. “A Patrulha é hoje um projeto reconhecido internacionalmente pela sua efetividade. A atuação dos policiais militares, somada ao trabalho das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), foi de suma importância para a redução de 5,4% nos índices de femícidio no Rio Grande do Sul, nos primeiros meses de 2015”, disse ela.

O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, salientou a qualificação das equipes que trabalham no Departamento de Políticas para as Mulheres. “É um momento muito rico, não só pelo significado da prevenção, mas também para chamar a atenção sobre os direitos das mulheres. É fundamental que eles sejam difundidos e que as mulheres sejam orientadas sobre os seus direitos, assim como todos os cidadãos, para a compreensão de que somos iguais”, completou.

Com a inclusão do programa em Santa Maria, a Patrulha Maria da Penha soma 32 viaturas disponíveis em 23 municípios do Rio Grande do Sul. As próximas cidades a serem contempladas são Erechim, Ijuí, Santa Rosa, Bento Gonçalves e Bagé.

 


Ônibus lilás

No evento, também foi instalada a unidade móvel do Ônibus Lilás, pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH). O ônibus leva atendimento especializado nas áreas jurídica, psicossocial e de saúde às mulheres vítimas de violência que não têm acesso aos serviços.
O veículo permanecerá na cidade até esta sexta-feira.

Os atendimentos ocorreram na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) durante esta quarta-feira. Nesta quinta-feira, 2, estará em frente à DEAM, e sexta-feira, 3, no distrito da Boca do Monte, junto à Unidade Móvel da Secretaria da Saúde do município.

 

 

Fonte: Ascom-SSP / Cristiane Viegas

Foto: Rodrigo Ziebell

 

 

hint web

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here