
No final da semana que passou, Santa Maria recebeu a Oficina Estadual de Apoio Estratégico em Saúde da População Negra – Macrorregião Centro-Oeste, promovendo debates, troca de experiências e construção de propostas estratégicas para fortalecer a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) no Rio Grande do Sul.
O município esteve representado pelos agentes comunitários de saúde Cristina Silva e Ricardo Carpes, pela representante quilombola do Ipê, Marciane Vidalles, pela enfermeira Maria Helena Brum e pela secretária adjunta de Saúde, Lariane Scherer.
O evento reuniu gestores, profissionais de saúde, usuários e movimentos sociais, promovendo análise da situação da saúde da população negra, apresentação de experiências municipais e grupos de trabalho para definição de propostas prioritárias.
Segundo a secretária adjunta da Saúde, Lariane Scherer, “Assim como o SUS, o cuidado é para todos. O apoio estratégico é a chave para garantir que ninguém seja deixado para trás”.
A oficina reforçou o compromisso da região e do Estado com a equidade, a inclusão e a justiça social no cuidado à saúde da população negra.


