No Rio Grande do Sul as chuvas retardam semeadura do arroz

0
133

As chuvas ocorridas nesta semana prorrogaram o início da semeadura do arroz na Zona Sul do Estado. De acordo com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o plantio do grão alcançou, até o momento, 9,54% da área prevista para a cultura. Foram semeados nas seis regionais arrozeiras 90.502 hectares dos 948.356 hectares estimados pelo Instituto.

“As precipitações que ocorreram nas últimas semanas no Estado foram muito intensas e isso ocasionou que toda a região da Zona Sul ainda não começasse a semeadura. São áreas grandes e é uma região que representa muito hoje para a produtividade do arroz. Mas ainda temos um mês até o final do período mais recomendado para a semeadura, que vai até o início de novembro”, comenta o gerente da Extensão Rural do Irga, engenheiro agrônomo Luiz Fernando Siqueira.

O agrônomo acrescenta que a Fronteira Oeste é a região mais avançada, com pouco mais de 30% da área semeada. “Conforme o relato dos colegas da região, o normal da semeadura para o mês de setembro é ficar próximo a 30% e esse objetivo foi cumprido pelos produtores da regional”, complementa Siqueira.

As primeiras lavouras da safra 2024/2025 foram anunciadas pela autarquia no dia 12 de setembro. Naquela oportunidade, o cultivo atingia 815 hectares, o equivalente a 0,09% da área total.

Fonte. Correio do Povo