



Um item tão básico nas compras da família brasileira, tem sofrido uma redução nos últimos meses. E não estamos falando de comida ou algo supérfluo. E sim do papel higiênico. Em 12 meses até fevereiro, o valor do produto subiu 13,20% no varejo, bem acima da inflação geral acumulado no mesmo período, de 10,36%. Os dados são apresentados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O estudo mostra que se, em 2014, os consumidores das classes A e B compraram papel higiênico 12 vezes, no ano passado essa frequência caiu para 11 vezes, revela pesquisa da Kantar Worldpanel, que monitora semanalmente o consumo de 11 mil famílias no País.
Atitude semelhante aconteceu com as famílias da classe C, que no ano passado cortaram uma vez o produto da lista de compras. Em 2014, essas famílias compraram papel higiênico 13 vezes e, em 2015, foram 12 vezes.
Já entre a população de menor renda, as compras de papel higiênico não foram reduzidas. “As classes De E não têm mais onde cortar. Por isso, o número de categorias que elas estão enxugando as compras é bem menor comparado com estratos sociais de maior renda”, afirma a diretora comercial da consultoria e responsável pela pesquisa, Christine Pereira.
Menor consumo
A pesquisa alerta que as famílias não deixaram de comprar o papel higiênico, mas reduziram o consumo, devido ao valor nas prateleiras. E isto também aconteceu com outros itens importante da lista de casa: em 2014, o açúcar fazia parte das compras das famílias das classes D e E em 18 vezes que elas iam ao supermercado. No ano passado, essa frequência tinha caído para 17 vezes.
O corte mais radical ocorreu no refrigerante e no leite de saquinho (pasteurizado), que atingiu todas as classes sociais. Ambos os produtos subiram acima da inflação em 12 meses até fevereiro.
O leite ficou 15,62% mais caro e o refrigerante e a água mineral subiram 11,97%. No caso do refrigerante, Christine observa que, em busca de economia, as famílias estão restringindo o consumo a momentos especiais, como o fim de semana, por exemplo.
